A importância do projeto de arquitetura

Fazer obra e reforma sem projeto, por que não?

Fonte: freepik

Essa, infelizmente, é a frase que ouvimos muitas vezes por aí. Além de "não precisa de projeto, o pedreiro vai fazendo e vamos resolvendo na hora". Contudo, é preciso entender que assim como um exame de sangue é a antecipação de definições médicas e tratamentos, o projeto é a prevenção da obra ou reforma. É certo que imprevistos podem acontecer, e que não é possível prevê-los todos de ante-mão, porém o projeto é capaz de prevenir erros e reduzir gastos.

O projeto, não é simplesmente um desenho que sai da cabeça de um arquiteto, é na verdade um trabalho complexo que parte de ideias, estudos e conhecimentos de como um espaço ou uma casa será melhor aproveitada. Através dele é possível calcular os custos e "testar" vários tipos de paginação de piso, por exemplo. Por meio de programas de modelagem em 3D é possível enxergar previamente, o ambiente finalizado, e assim, antes de iniciar as alterações reais, fazer modificações de projeto, experimentando cores, texturas, materiais, objetos de decoração entre outros. Através de um projeto bem definido, é possível ter uma obra mais produtiva, organizada e tranquila, graças as definições antes do início.

Um projeto possibilita melhor aproveitamento dos espaços, evitando obstruções de passagem de pessoas e objetos, além de ser possível determinar a quantidade de materiais necessários, reduzindo custos, menores desperdícios e maior aproveitamento do tempo, que tem sido tão escasso ultimamente, não é mesmo?




Estima-se que o valor de um projeto arquitetônico custa em média 5% do valor de uma obra, e os gastos gerados por falta de projeto são bem maiores que 5%.



Assim, com o projeto podemos evitar:

  • Espaços mal aproveitados;

  • Gastos com material desnecessário;

  • Cronograma de obra errado;

  • Duração de obra além do necessário;

  • Erros de execução;

  • Desperdício de materiais;

  • Descontrole de gastos com serviços não previstos;


Além de tudo isso, é no projeto que o arquiteto irá colocar em prática estudos de iluminação, ventilação e acústica, que são fundamentais para garantir o conforto de um ambiente. Por isso, um projeto arquitetônico é muito mais do que uma mera distribuição de móveis e escolhas de cores, mas sim um conjunto de soluções não somente estéticas, mas também funcionais e conceituais.


Não hesite em contatar um profissional para te auxiliar! Conte com a PROJEFATTO para te ajudar nessa empreitada!

Até a próxima!



29 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo