Comprar apartamento na planta

#apartamentonaplanta #casanova #projeto #arquitetura #familia

Na internet é possível encontrar muitos especialistas em investimentos falando sobre a viabilidade de comprar um apartamento na planta, considerando a valorização futura, condições de financiamento, juros e inclusive realizando comparativos com opção de alugar o imóvel e acumular recursos para a compra à vista.


Nosso foco nesse post não será financeiro, mas abordaremos conceitos importantes na tomada de decisão da compra de um imóvel na planta.

Para te ajudar no âmbito financeiro indicamos dois vídeos de especialistas muito didáticos que vão te ajudar a complementar sua decisão: Gustavo Cerbasi - www.youtube.com/watch?v=NaekBVaryaE Nathalia Arcuri - www.youtube.com/watch?v=_mR2FW1oB-I&t=741s


Os conceitos que vamos tratar aqui, ajudam na tomada de decisão da compra de um imóvel na planta e de imóveis prontos, claro que quanto a imóveis na planta a visualização é muito mais difícil, pois o que se tem no momento são imagens ilustrativas e projetos.


Bom, o que é importante considerar na compra de um imóvel?

Planejamento familiar

É importante pensar a longo prazo e definir um planejamento familiar pensando no número de pessoas que possivelmente habitarão o imóvel, visto que a maioria dos brasileiros não costumam pensar a longo prazo esse é um tópico que pode gerar dores de cabeça lá na frente. Assim é possível pensar na quantidade de quartos e o tamanho total mínimo da casa.


Localização

Proximidade do comércio, hospitais, parques, escolas, etc., é um fator crucial na valorização do imóvel e conforto dos moradores. Acesso fácil ao transporte público, ciclo-faixas, trânsito da região, a dinâmica do dia a dia e até mesmo se o terreno da região é muito acidentado são condições de determinantes para o usuário e devem ser questionadas no momento da compra. Uma boa dica é visitar a região do futuro imóvel em diferentes horários e avaliar todos esses aspectos.


Segurança

O histórico de violência, roubos e outros delitos realizados na região nos últimos meses ou anos deve ser levado em conta. A segurança do entorno é condicionante na decisão, pois se por ventura no futura desejar-se vender o imóvel, será muito difícil alcançar êxito em uma região com histórico de insegurança, além de todos os riscos para você durante o período em que morará no apartamento ou casa.


Custos e taxas

Muitas pessoas compram um imóvel pela emoção, muitas vezes dirigidos pelas belas palavras dos vendedores, mas se esquecem de avaliar com cuidado todos os custos envolvidos. Ao comprar um imóvel na planta deve-se ter ciência que não se pagará apenas as parcelas do financiamento, entenda também sobre avanço de obra, taxas e impostos, custos com a prefeitura local, custo de reforma, mobília, taxa de condomínio, etc. Ou seja, é importante avaliar com cuidado antes da compra todos custos envolvidos no imóvel e procurar estimar o valor real total que deverá ser desembolsado.


Não podemos nos esquecer de detalhes importantes do cotidiano que são negligenciados e são percebidos depois que já se mora no imóvel, como iluminação natural, ventilação e itens complementares.


Iluminação natural: A luz solar tem grande importância na nossa saúde, um apartamento sem sol durante todo o dia será um local frio, com proliferação de bactérias e mofo, resultando em baixa qualidade de vida. Estudos comprovam que muitas doenças se originam no ambiente onde vivemos, portanto faça perguntas no momento da negociação, veja a posição das janelas do apartamento, certifique-se de que o sol poderá penetrar na sua casa. Outro detalhe quanto ao sol é perceber que tipo de pessoa você é, se for alguém que prefere acordar mais tarde, vai preferir um apartamento que o sol bata predominante no final da tarde e não durante a manhã por exemplo.


Ventilação: A ventilação do ambiente é intrinsecamente ligada a qualidade do ar e da saúde das pessoas. Esteja atento ao projeto e procure entender como se faz a circulação do ar para o seu futuro apartamento, fale com um profissional e tire suas dúvidas. Em geral, apartamentos nos andares mais baixos do prédio, próximos de divisa de terreno ou a outros espaços da área comum tem menor circulação de ar.


Itens complementares: Locais seguros de atividades para crianças no condomínio são muito importantes para a família, espaços como quadra poliesportiva, piscina, área de lazer, brinquedoteca, salão de festa, espaço para cães, etc., proporcionam diversão e lazer para a família com segurança, portanto compare dentre as ofertas de apartamentos todos esses aspectos.


O auxílio de um profissional na decisão de compra é algo que traz mais segurança, caso precise de ajuda, conte com a Projefatto, teremos prazer em te ajudar nos conceitos necessários para uma decisão tão importante. Entre em contato pelos nossos canais de atendimento.


19 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo