Como pintar minha casa sozinho(a)?

A pintura das paredes e dos tetos são detalhes importantes de um imóvel, demonstram o cuidado dos usuários e até mesmo a sua personalidade. As cores e combinações usadas influenciam de forma direta o comportamento e as sensações que indivíduo tem naquele ambiente, pois existem cores adequadas para ambientes relaxantes (quarto ou sala de leitura) e de produtividade (escritório ou cozinha) por exemplo.

Em muitos casos o estado da pintura já não é dos melhores, porém contratar um pintor para realizar o trabalho e comprar todos os insumos necessários se torna inviável para muitas pessoas, portanto, para te ajudar, aqui você encontrará uma forma simples para realizar você mesmo a pintura interna do seu imóvel, gastando pouco e com estilo.

Primeiro vamos ver o que vai precisar:

- Rolo de lã pêlo baixo (sintético ou de carneiro);

- Pincel para parede;

- Bandeja para pintura;

- Proteção do piso (papelão, jornal, plástico, etc);

- Fita crepe estreita e larga;

- Lixa de parede;

- Massa corrida PVA;

- Espátula ou desempenadeira de aço;

- Tintas nas cores desejadas.


1º passo: Proteja o pisos, portas e janelas. Caso seja possível, remova os móveis para outro ambiente ou coloque todos juntos e cubra com uma lona ou plástico.


2º passo: Avalie as condições da pintura, procure defeitos como pequenos buracos ou riscos. Lixe esses pontos e aplica uma camada fina de massa corrida com o auxílio de uma espátula ou desempenadeira de aço. Aguarde a massa corrida secar (demora em torno de 4 horas) e lixe toda a superfície para deixar o acabamento perfeito. Caso a parede não tenha defeitos basta lixar um pouco toda a superfície para melhor a aderência para a próxima tinta.

3º passo: Dilua a tinta (conforme indicado pelo fabricante) e coloque na bandeja. Molhe o rolo na tinta e tire o excesso, o rolo não pode ficar pingando tinta, basta o suficiente. Aplique a tinta com movimentos em linha em toda a superfície. Caso a tinta entre paredes ou entre teto e parede seja diferente, não se esqueça de proteger o canto com a fita larga. Faça pelo menos duas demãos da pintura, aguarde 2 horas entre cada demão, e pinte com o pincel os cantos para garantir um bonito acabamento.


Pronto, seu ambiente vai ficar lindo novamente. Mas como escolher as cores e combinações? Inspirações são muito fáceis de encontrar na internet e nas redes sociais, veja algumas imagens que podem te inspirar.



Aproveite também os efeitos de amplitude possíveis com a pintura das paredes e tetos:


Esperamos ter ajudado. Conte sempre com a Projefatto!







58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo